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28, outubro de 2020

Veja 6 dicas para elaborar um planograma estratégico

Veja 6 dicas para elaborar um planograma estratégico

Já percebeu que a forma como dispor os produtos nas gôndolas ou prateleiras afeta diretamente a decisão de compra dos seus clientes?
O planejamento estratégico da disposição dos produtos em seu ponto de venda se chama planograma.

Saber utilizá-lo corretamente pode fazer uma grande diferença no seu negócio, ajudando a aumentar o seu controle sobre o fluxo de saída dos produtos e a reforçar sua relação com os fornecedores.

O planograma deve ser pensado em alinhamento com as estratégias da empresa. O foco deve ser em mix, canais e sortimento como pontos cruciais, sem perder de vista as necessidades e expectativas do seu cliente, cuja experiência deve sempre ser satisfatória.

E como elaborar um planograma de sucesso para o seu varejo?

A PromoPrime traz 6 dicas para ter estratégia na hora de pensar o seu planograma.

6 dicas para elaborar um planograma

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

Respeite o gerenciamento por categorias e o utilize estrategicamente

Dentro do planograma, o gerenciamento por categoria é um processo que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios.

Participação de mercado, lucratividade, concorrência e a percepção do consumidor são mensurados, e a partir desses parâmetros é possível definir as características ideais do planograma.

Entenda que o planograma é um esforço coletivo

Multissetorial por essência, o planograma exigirá participação do seu setor de compras, de vendas, de marketing, de layout, de logística, entre outros.
Se o link que une estes setores em prol de uma mesma realização não for sólido o bastante, será difícil ajustar e negociar corretamente a composição de suas categorias de produto.

Mantenha os produtos mais vendidos longe da entrada

A lógica é simples, pois se os produtos que os clientes buscam naturalmente (como pães e carne) estiverem muito próximos da entrada seu tempo de permanência em loja será bastante reduzido. A ideia é que o cliente possa circular pelo seu espaço.

Utilize softwares de gestão

Aplicativos de trade marketing podem ser implementados para aumentar o controle e estruturação do planograma, auxiliando na gestão das suas equipes e na organização do PDV.

Trade marketing: o que é e por que essa estratégia é importante

Utilize a régua para que seu planograma seja mantido sem dificuldade

O planograma deve estar ao alcance de todos os responsáveis pela presença e distribuição de produtos na loja, incluindo os seus repositores.

A legenda na régua deve estar presente nas gôndolas e ser atualizada sempre que um novo produto for inserido na dinâmica do planograma.

Entenda o comportamento do seu consumidor.

Estude seu público. Leve em consideração seu perfil, suas preferências, suas expectativas e o que é valor para ele. Dessa forma, as categorias de seu planograma serão realmente eficientes.

Benefícios da implantação de um planograma

Uma série de benefícios são advindos de um planograma bem planejado e executado. O aumento das vendas é o primeiro e mais óbvio, mas não se trata simplesmente de aumentar suas vendas de qualquer jeito.
O planograma permite que você controle o fluxo de saída dos seus produtos como quiser, com impacto positivo nas margens de lucro, por exemplo.
A experiência do cliente também é otimizada com o planograma, já que ele sempre irá preferir uma loja com uma distribuição lógica de itens, com organização, harmonia visual e facilidade de se encontrar o que precisa.

A ampliação da parceria com os fornecedores é um ganho imenso que advém de uma organização otimizada em sua loja.
Fornecedores se interessarão por pontos de destaque ou áreas nobres com boa visibilidade para a exposição de seus produtos, oferecendo-lhe, por exemplo, melhores condições de compra.

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