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18, dezembro de 2020

Veja 5 tendências do trade marketing para 2021

Veja 5 tendências do trade marketing para 2021

Nunca foi tão difícil prever o futuro em meio a tantas mudanças simultâneas, não é?

Algumas análises, porém, já começam a ser produzidas, com base nos indicadores do comportamento do varejo e do consumidor.

No segmento varejista, o trade marketing é ferramenta essencial para quem precisa fazer o faturamento aumentar. Para isso, seu negócio precisa aproveitar as oportunidades de crescimento do mercado.

Você sente que ainda não aproveita todo o potencial que o trade marketing pode proporcionar?

Talvez seja o momento de inovar no seu negócio. Conheça as tendências do trade marketing para 2021 e fique por dentro!

Varejo e Consumo em 2020

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as mudanças de comportamento trazidas pelo Covid-19 fizeram com que os consumidores se sentissem mais satisfeitos com as experiências de compra online do que com as visitas às lojas físicas.

O aumento das compras pela internet e a redução das idas aos pontos de venda têm causado uma migração de consumo para meios digitais, o que pode gerar transformações de longo prazo nas estratégias das empresas e, por consequência, do trade marketing adotado.

Segundo o estudo Era da Experiência – Relações com Covid-19, lançado no fim de outubro de 2020 pela SBVC e a Toluna, 91% dos consumidores se dizem satisfeitos com a experiência de compras online, dez pontos percentuais mais que a satisfação com as lojas físicas.

Pouco mais da metade (53%) dos entrevistados estão frequentando menos o varejo físico e 55% compram pelo menos mensalmente em canais online. Além disso, 14% dos consumidores online compraram pela primeira vez na internet durante a pandemia.

A difusão da internet e o uso de aparelhos conectados facilitaram o relacionamento do
consumidor com as marcas e a jornada de compra não é mais linear.

Hoje há diversas maneiras de interagir com o cliente e manter pontos de contato, principalmente a partir de meios digitais.

De acordo com a pesquisa, o cliente passa a estar no centro de tudo. Por isso, é importante que a empresa facilite a busca por informações. Nesse sentido, o processo de pagamento é
fundamental.

O objetivo principal é a personalização e o conforto. A marca tem que garantir o menor esforço possível ao consumidor no processo de compra em loja física e/ou online.

Tendências de trade marketing 2021

Segundo o estudo da SBVC, 91% dos consumidores afirmaram estar satisfeitos com a sua experiência de compra online. Nas lojas físicas, 81% estão satisfeitos com a experiência de compra.

Ou seja, 2020 mudou completamente as nossas formas de consumo, e o mercado tem de se adaptar a essas transformações para ser capaz de absorvê-las e implementá-las em 2021.

Digital trade marketing: o que é e por que é tendência

Veja as principais tendências do trade marketing para 2021:

1 – Integração de lojas
A marca tem de integrar as lojas, os sistemas e os vendedores. Tudo isso para conectá-los da melhor forma às novas necessidades dos consumidores.

Sairá ainda mais fortalecida a relação entre marca – PDV – vendedor, que será o ativo móvel com maior capilaridade na cadeia de vendas.

Gestão de PDV: por que é importante

Por exemplo, antes mesmo da loja ou da empresa, o vendedor já pode ativar a sua rede de contatos, ampliando o networking, ainda que não esteja em horário comercial. Os horários no ambiente online expandem as possibilidades.

2 – Lojas físicas se tornam mini centros de distribuição
Uma das tendências que deve ganhar força em 2021 é a transformação de lojas em mini centros de distribuição para atender às vendas online, via entrega, principalmente. Isso permitirá mais velocidade na distribuição, bem como mais espaço para storage nas lojas físicas.

Esse modelo altera a operação dos varejistas, que devem treinar seus funcionários para se adaptarem às mudanças. O varejo também deve buscar mensurar de que forma os ganhos poderão ser impactados, já que a jornada de consumo se altera, envolvendo possíveis custos adicionais.

3 – PDV vira PDS
Os Pontos de Venda (PDV) se tornarão, a partir de 2021, Pontos de Serviço (PDS) Ou seja, as lojas passarão a servir para consertos ou reparos em que há a necessidade de visita à loja física.

Muitas marcas deixarão de ser pontos de venda de produtos para se transformar em pontos de serviço.

Com a pandemia, tornou-se mais fácil comprar um produto online do que ir à loja física – afinal, nem sempre a loja oferece o produto, não é? Nem sempre os consumidores encontram na loja o que buscavam. Mas a loja ainda será necessária para a realização de serviços que o ecossistema online não resolve.

4 – QR Code na loja física
Tem ganhado força, durante a pandemia, o movimento para que as pessoas não toquem em produtos, minimizando riscos de contaminação.

Por isso, uma das tendências que devem crescer em 2021 é o uso de QR Code no PDV, para autoatendimento ou pagamento.

5 – Experiência omnichannel
O mito do fim da loja física continuará sendo mito em 2021. Apesar da transformação digital nas empresas, os espaços físicos continuarão.

O PDV tradicional será modificado, como falamos anteriormente, para se transformar em um ponto de serviço e de apoio à venda, de entrega, de prova e de informação. É nesse local em que será possível ter experiências melhores com a marca, mais personalizadas, individualizadas, aproximadas.

Com a facilidade da tecnologia, que nos faculta onde e como comprar, os consumidores não vão mais precisar ter de comprar no momento em que decidirem.

Ainda é no PDV que o consumidor decide a compra. Mas as empresas devem dar escolhas, oferecendo diversos canais de comunicação e integrando-os em uma plataforma omnichannel, a fim de que o cliente escolha quando comprar, em que canal quer comprar e onde quer receber.

O digital e o offline, portanto, vão se complementar.

Portanto, inove incorporando a transformação digital na sua empresa, mas não se esqueça da sua loja física.

A loja deve permitir que os clientes entrem e encontrem facilmente o que precisam, atendendo à demanda de maior convenivência, que ganhou força em 2020. A ideia é que o cliente entre e saia o mais rápido possível, garantindo praticidade, mas também segurança na hora da escolha e compra dos produtos.

Por isso, organize, segmente categorias e exponha os produtos levando em conta o processo decisório do cliente. A experiência do cliente passa a ser ainda mai relevante do que já era.

Como se adaptar às novas tendências

Diante dessas tendências do trade marketing em 2021, é preciso dizer que a verdadeira transformação do varejo será conhecer seus clientes e oferecer as melhores experiências possíveis, garantindo rapidez, conveniência e segurança.

Por isso, para se adaptar às novas tendências do trade marketing em 2021:

  1. Defina o propósito da sua marca: a partir dessa clareza, determine suas estratégias, buscando escolher a locação da loja, do layout, do produto que estará na gôndola, o posicionamento, as propostas de valor, as promoções, entre outros detalhes;
  2. Conheça muito bem o seu cliente: o cliente deve estar no centro das decisões. Portanto, nunca foi tão importante conhecer o shopper-alvo. Apesar das particularidades de cada público-alvo, existem três questões fundamentais para determinar a escolha dos clientes nas lojas: relação afetiva (“esse produto foi feito para mim”); praticidade e conveniência; e experiência proporcionada.

Os shoppers precisam de produtos e/ou serviços com uma comunicação cada vez mais direcionada. Eles esperam produtos adequados e, ao mesmo tempo, personalizados, pois querem se sentir únicos.

Por isso, 2021 é um ano em que você deve conhecer todos os detalhes do seu cliente, identificando, dessa forma, nichos específicos para personalizar enquanto também massifica.

Então, para implementar as tendências do trade marketing de 2021, garantindo que você estará à frente da concorrência, comece pelo básico: conheça seu público-alvo em todas as suas características, realize pesquisas, estude a jornada de compra do seu cliente e invista em experiência do consumidor – sem esquecer de segmentar a base e promover ações direcionadas para grupos com características semelhantes.

Compreendendo bem o seu cliente, sua marca poderá investir em inovações fundamentais para transformar os seus pontos de venda, integrando lojas online e física e se adaptando às novas demandas por pontos de serviço, experiência ágil e conveniente, e proximidade com a marca/os vendedores.

Quer para 2021 o que todos buscam, rentabilizar o negócio e maximizar os resultados, mas não sabe por onde começar?

Entre em contato e conheça nossas soluções de trade marketing.




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