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27, agosto de 2020

Por que o trade marketing é necessário na gestão de vendas

Por que o trade marketing é necessário na gestão de vendas

Precisa integrar a venda de um produto ou serviço ao consumidor? Trade marketing é o caminho.

Conhecido também como marketing de varejo, essa área ganhou importância nos últimos anos por agir com diversos atores envolvidos no processo de gestão de vendas.

Uma gestão eficaz da equipe de vendas não pode dispensar o uso de trade marketing para potencializar as vendas por meio de uma distribuição qualificada.

O trade marketing ajuda na tomada de decisão do consumidor e também é usado por empresários em sua gestão de vendas, uma vez que age com os canais de distribuição.

A PromoPrime vai ajudá-lo a entender por que o trade marketing é necessário na gestão em vendas, explicando também o que é e qual é a importância do trade marketing para a sua marca.

Por que o Trade Marketing é importante para a gestão de vendas?

Sim, o trade marketing é importante para o sucesso da sua marca. Sabe por quê?

Trade marketing é uma estratégia B2B (de empresa para empresa). É realizada por meio de canais de distribuição, que têm como prioridade atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda.

Ou seja, é um conjunto de práticas planejadas e executadas pela indústria com o objetivo aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.

Essa área é importante para o planejamento e a gestão de vendas porque, apesar do marketing e da comunicação envolvidos no processo de comercialização de um serviço ou produto, é no ponto de vendas (PDV) que o consumidor toma a decisão pela compra.

PDV é o local onde os produtos são disponibilizados para compra, nos meios online ou offline.

Quer ver só?

Uma pesquisa da Nielsen – consultoria responsável por estudar comportamento, hábitos e tendências dos consumidores em mais de 100 países – mostrou que, em média, 70% das decisões de compra são tomadas no próprio ponto de venda. E mais: 50% delas são efetuadas por impulso.

Ou seja, os consumidores acabam fazendo a sua escolha, de fato, no local de compra.

O trade marketing surge como essa área que considera que uma gestão eficaz da equipe de vendas precisa adotar estratégias de atuação mais robustas, in loco, e não somente em estratégias de marketing de conteúdo nas redes sociais, por exemplo.

O planejamento de trade marketing determina o sucesso ou o fracasso de uma marca no PDV. Por isso, leve a sério a necessidade de ter estratégia.

Aumento do market share

O trade marketing busca unir fabricantes e revendedores, com o objetivo de ampliação da venda de produtos e/ou serviços.

Nesse sentido, no âmbito da gestão de vendas, tanto o lojista, quanto o fabricante, ganham benefícios.

Para o lojista, é vantajoso porque o estabelecimento acaba obtendo um aumento de vendas de determinado produto em promoção, por exemplo. Outra vantagem é que ganha espaço no mercado automaticamente.

Já o fabricante ganha a possibilidade do aumento de vendas em determinada categoria de produtos, incentivando, dessa forma, a abertura de novos mercados.

Tendo em vista que um dos maiores objetivos do trade marketing é aumentar o market share dos lojistas e fabricantes, a estratégia deve ser utilizada para obter uma gestão eficaz da equipe de vendas, ampliando o market share e beneficiando os diversos atores envolvidos no processo.

Fidelização do consumidor

Uma vez que um dos maiores objetivos do trade marketing é fazer a integração entre a venda do produto e/ou serviço à promoção, é natural que a consequência desse processo seja a aproximação da marca com o consumidor.

Por isso, a parceria entre os fabricantes e os revendedores permite um melhor aproveitamento da promoção de ofertas.

Isso porque é possível desenvolver ações de parceria (co-marketing) também, facilitando, dessa maneira, a aquisição de um produto ou serviço e fidelizando, por consequência, a marca junto ao cliente.

Fortalecimento da parceria

Nesse caso, portanto, o trade marketing é necessário para a gestão de vendas porque conecta indústria, revendedor e cliente na ponta final.

Quando o revendedor e a indústria, especificamente, firmam um acordo, todos ganham – inclusive o consumidor, que com certeza terá a melhor oferta.

Assim, é notável que o trade marketing melhora a troca de informações estratégicas dos envolvidos no processo.

O resultado é um número maior de clientes no PDV, no aumento da rentabilidade e no giro do estoque, o que leva ao fortalecimento da relação em toda a cadeia de vendas.

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