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On Trade e Off Trade: o que são e quais as diferenças
Você ainda tem dúvidas sobre o significado preciso dos termos “On Trade” e “Off Trade”?
As vendas das indústrias estão divididas nestes dois grandes mercados: on trade e off trade.
Essas expressões podem até fazer parte do dia a dia de muitos profissionais, mas a diferença entre eles ainda é bastante nebulosa para a grande maioria das pessoas.
On Trade e Off Trade são os dois tipos de mercados em que as indústrias de consumo se dividem, demandando posturas diferentes do Trade Marketing.
Vamos conhecer as diferenças entre eles?
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A diferença entre On Trade e Off Trade
De forma objetiva, On Trade e Off Trade são dois tipos de mercados pelos quais são divididas as vendas das indústrias de consumo.
O Off Trade é composto pelos pontos de venda como supermercados, hipermercados e lojas de varejo em geral, nas quais o shopper faz a compra de um produto e o leva para consumir em casa.
Ou seja, não há consumo nestes estabelecimentos.
Já o On Trade é formado por locais nos quais o shopper também faz o papel de consumidor e compra um produto para consumi-lo ou usá-lo imediatamente. Estão nessa categoria, bares, restaurantes, cafés, padarias, casas noturnas, hotéis, etc.
Então, o que os diferencia são dois pontos:
- O objetivo do shopper na hora da compra;
- Os canais de venda em que atuam (On Trade faz uma venda direta ao consumidor, enquanto o Off Trade faz uma venda para outro canal que comercializa o produto).
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As diferenças na estratégia adotada pelo trade marketing
Para entender que tipo de atividades podem ser realizadas no canal On trade, é importante conhecer o tipo de produtos e / ou serviços oferecidos neste canal.
Normalmente, essas são bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, água e vários produtos alimentícios.
É difícil para o promotor da empresa de produtos intervir neste canal, aliás, é o proprietário, o gestor e os profissionais dos estabelecimentos que desempenham um papel vital no processo de comercialização dos produtos que se quer comercializar neste canal.
Dependendo da relação entre a empresa do produto e o estabelecimento no canal On trade, a empresa pode fazer uma apresentação para que os funcionários do estabelecimento transmita, de forma mais eficaz, ao que distingue aquele produto dos demais.
As estratégias e táticas de trade marketing neste canal requerem a adaptação de uma abordagem e prática completamente diferentes das utilizadas no canal Off trade.
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Quais ações funcionam melhor para cada segmento
Algumas ações podem ser interessantes no On Trade:
- Degustação
Que melhor maneira de julgar um produto do que experimentá-lo. Para isso é importante já ter contactado o cliente, para saber o que procura, o que lhe interessa e os seus gostos em geral. Desta forma, oferece a opção mais adequada para satisfazer o cliente.
- Ofertas / promoção / descontos
São ideais para atrair clientes que procuram proteger a sua situação financeira, especialmente nestes tempos difíceis. Chama a atenção a oferta de uma promoção especial em um determinado dia, principalmente se for feita com regularidade, dessa forma são gerados hábitos no comportamento do potencial comprador.
- Propaganda
Uma empresa deve sempre ver como comunicar sua presença em um estabelecimento. Ter publicidade é uma maneira eficaz de fazer isso. É importante saber que, por ser um canal On trade, a publicidade deve ser inteligente, sutil e de acordo com o local onde está sendo exibida.
Já no Off Trade, outras ações podem ser utilizadas:
- Comunicação com a equipe em campo
Em qualquer ação de Trade Marketing (e, na verdade, em toda ação e em todos os processos organizacionais de qualquer empresa), uma comunicação transparente e eficiente entre gestores e a equipe de promotores de vendas é extremamente importante.
- Gestão dos canais de distribuição
O sucesso das ações de Trade Marketing está diretamente ligado à gestão eficiente dos canais de distribuição. Não basta somente definir onde será inserido o PDV, treinar uma equipe de promotores e deixar que as vendas aconteçam — isso pode não trazer o retorno esperado.
- Gestão de estoque
Presença, visibilidade e estoque são as bases fundamentais para ações de Trade Marketing eficientes. De nada adianta ter uma exposição linear e não ter um estoque para suprir a nova demanda, gerando rupturas no estoque e frustração entre os clientes.
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