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Merchandising: veja as tendências para 2020
Às vezes é difícil convencer o cliente a dedicar um tempo da sua rotina para conhecer uma loja calmamente, não é?
Por isso, do ponto de vista da loja, é preciso quebrar a cabeça para pensar estratégias de atração e conversão de clientes. Nesse sentido, planejamento e criatividade são fundamentais no processo de construção do visual merchandising.
Além disso, é condição importante que o profissional responsável pelo merchandising – vitrinista, na maioria das vezes – esteja atualizado sobre as últimas tendências.
Estar por dentro das tendências de visual merchandising é importante para o sucesso do seu negócio, pois comunicação visual se relaciona diretamente com o aumento das vendas.
Informações visuais como fachada de loja, placa, outdoor, entre outros, têm por finalidade chamar a atenção das pessoas. Atraindo consumidores, sua marca naturalmente se destaca diante dos concorrentes.
Mas para colocar em prática, com estratégia, o visual merchandising, é preciso antes entender o que é essa ferramenta e quais as tendências em torno dela.
Afinal, 2020 foi um ano que marcou pela imprevisibilidade, forçando muitas marcas a retraçarem rotas, replanejando processos, metas e estratégias.
No visual merchandising, não seria diferente, pois o merchandising reflete as demandas de consumo da sociedade. Vamos conhecer as tendências do visual merchandising na área do varejo para 2020?
O que é visual merchandising
Comecemos pelo básico: o conceito de visual merchandising. Trata-se da organização de elementos visuais dentro de um ponto de venda (PDV). O objetivo é atrair clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.
Ou seja, visual merchandising é a maneira como uma loja é decorada, montada, sinalizada, tendo como meta facilitar o processo de compra do cliente, oferecendo a melhor experiência possível.
Embora alguns não deem importância a esse processo, é fato que a disposição dos itens na decoração de um stand de vendas ou uma loja tem a capacidade de persuadir o público, provocando interesse e curiosidade do público em conhecer o ponto de venda.
Você sabe o que é trade marketing? Veja o que é e por que essa estratégia é importante.
Por que visual merchandising é importante
A comunicação de um negócio é construída com base em três elementos:
- Seu negócio (o emissor)
- Seu cliente (o receptor)
- Recursos para falar com seu cliente (o meio)
Antes de decidir os detalhes dos recursos (meio) para acessar o seu receptor, responda a algumas perguntas internamente:
- Qual é o conceito da sua loja ou marca?
- Qual valor você defende e quer transmitir?
- Qual a imagem que você quer passar: um negócio mais moderno, clássico, tradicional, descolado ou alinhado às causas sociais?
- Qual é o seu público? E como é o comportamento de compra dele?
Outras questões também são importantes: a localização, por exemplo. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), lojas de bairro, isoladas, no meio de centros comerciais ou até mesmo serviços delivery trazem significados diferentes para o consumidor e devem ser levados em consideração.
A partir dessas definições de conceito, valor, imagem, público e localização, começa de fato o trabalho de disposição da vitrine, dos produtos dentro da loja, da decoração e de tudo mais que influenciar nas sensações visuais do cliente.
Saiba por que trade marketing é importante para o sucesso da sua marca.
Tendências do merchandising para 2020
- Storytelling
Quanta atenção você dedica aos detalhes? Merchandising é sobre detalhes. Observá-los é essencial para diferenciar a sua decoração das demais. Parte dos detalhes está em contar uma história que atrai, encanta, fascina e cativa.
Monte uma vitrine que conte uma história com os elementos que a compõem, para que crie no seu público sensações que a sua marca deseja passar. O ponto-chave será sempre os detalhes, cujo foco é causar emoções nos seus consumidores.
Identifique cores, formas e técnicas que ajudem a formar a narrativa ideal para conquistar potenciais clientes pelos valores e pela história do seu negócio.
- Experiência do usuário
Cada vez mais, o sucesso do visual merchandising depende que você ofereça uma boa experiência ao consumidor, a fim de destacar a atenção do cliente e surpreendê-lo, estimulando-o que entre na sua loja ou no seu stand.
Por isso, preocupe-se em organizar os itens mais vendidos em local de fácil visualização, sempre na altura dos olhos das pessoas.
Itens de decoração são importantes para construir uma experiência mais completa. Por isso, aposte em peças, como placas e quadros, que tenham relação direta com o seu público. Use ainda frases focadas no seu tipo de consumidor, com o objetivo de criar maior conexão da marca com ele.
- Interatividade
Em 2020, com o distanciamento social e a quarentena, as pessoas têm buscado mais formas de se conectar. Por isso, uma das tendências no visual merchandising é a vitrine interativa, que permite a interação do cliente com a vitrine por meio dos painéis de LED.
O uso de tecnologia garantirá maior interação entre a sua marca e o consumidor. Por isso, adote a tecnologia, usando-a a seu favor.
Por falar em tecnologia, leia B2B: transformação digital vai além da tecnologia.
- Consumo consciente e meio ambiente
Estão em alta também o consumo consciente e o cuidado com o meio ambiente, por isso aproveite esta tendência e invista em materiais reaproveitados. Isso mostra que a sua marca tem preocupação com essas questões.
Customize suas peças. Evite peças comuns. Quer ver como?
Com materiais simples, como pallets ou caixas enfeitadas, ou impressão em MDF, por exemplo, é possível criar peças de decoração que poderão trazer personalidade e inovação para o seu negócio, com objetos únicos e exclusivos.
- Iluminação
No merchandising, a iluminação é determinante para trazer vida à história que a sua empresa quer contar no ponto de venda. Por isso, pense com muito cuidado, evitando luzes muito coloridas ou chamativas, que podem causar desconforto.
Cuidado ainda para não exagerar nas luzes – dependendo de como forem usadas, pode passar uma impressão errada da sua marca. E lembre-se de dar uma atenção especial aos “hot points” – ou pontos quentes – da loja, buscando iluminar essas áreas, para guiar o consumidor aos itens de destaque.
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