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Conheça os termos do merchandising usados em lojas do varejo
Se você trabalha com varejo, provavelmente está sempre em busca de aumentar as vendas e superar metas, não é?
Se é o seu caso, então provavelmente a sua marca sabe que ter uma loja organizada e limpa, com bons vendedores e produtos/serviços de qualidade é o básico.
Para ser capaz de se comunicar de forma eficaz com o público, é preciso ir além. Uma das técnicas que o varejo pode utilizar para se destacar aos olhos dos consumidores e estabelecer uma conexão é o visual merchandising.
Utilizar soluções de visual merchandising é uma maneira de impulsionar as vendas nas lojas de varejo.
Sabia que o visual merchandising envolve qualquer segmento do comércio?
Vamos conhecer mais sobre o assunto, conversando sobre os principais termos do merchandising e dando dicas para fazer o melhor visual merchandising?
O que é visual merchandising
Visual merchandising é um conjunto de ações que se relaciona com a experiência de compra no ponto de venda (PDV).
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Ações estratégicas de visual merchandising moldam toda exposição planejada de um produto, com o objetivo de aumentar o volume de vendas por meio de ações que estimulem o consumo.
Vale destacar ainda que o visual merchandising envolve diversos segmentos do comércio, e não somente o mundo da moda. O objetivo do visual merchandising é convidar o cliente para entrar na loja e fazê-lo comprar.
Com visual merchandising, a sua marca comunica a identidade do negócio. O posicionamento e o conceito da loja devem ser de imediata compreensão por parte do shopper.
Nesse sentido, o valor da marca é transmitido e captura a atenção do consumidor por meio de uma política de design coordenada pelas ações de visual merchandising.
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Principais termos do merchandising
Você já é familiarizado com os principais termos do merchandising?
Os termos do merchandising ajudam na compreensão de todas as ações e técnicas possíveis para promover a aplicação do visual merchandising no varejo.
Para que o seu cliente se sinta atraído pelos produtos da sua loja, existem várias técnicas que podem ser utilizadas, desde a disposição das peças na vitrine até a iluminação.
Na prática – ou seja, nas lojas, nos próprios pontos de vendas -, essas soluções usadas pelo visual merchandising obedecem a um vocabulário próprio, que deve ser compreendido pelos agentes de trade marketing.
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Vamos conhecer os principais termos de merchandising do segmento de varejo hoje:
- Cross-merchandising: quando se faz uma exposição para promover materiais que se relacionam entre si (pilhas e lanterna, ou lanche e suco/refrigerante, por exemplo);
- Corner: uma “miniloja”, local dentro da loja com uma marca ou linha específica de produtos;
- Ilha: você já deve ter visto bastante em supermercados. Trata-se da exposição, em forma de pilha de produtos, que permite a visibilidade em 360º;
- Móbile: é uma peça, normalmente de caráter promocional, sustentada por fios no teto do ponto de venda;
- Gôndola: estante com prateleiras para exposição de produtos em loja ou supermercado;
- Ponta de gôndola: localizado nas extremidades das gôndolas, tido como um espaço nobre;
- Stopper: peça publicitária que se destaca na prateleira ou gôndola, sobressaindo-se em relação às demais para chamar atenção;
- Faixa de gôndola: serve como um divisor de espaços para produtos, sendo normalmente colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas;
- Display: diz respeito a qualquer elemento que promova um produto ou serviço, podendo ser colocado na gôndola, no chão, na vitrine, no balcão ou na gôndola;
- Giro: termo usado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou da gôndola;
- Take one: expositor de mesa, balcão ou prateleira para colocar folhetos, permitindo que o próprio consumidor pegue o material;
- Flyer: com uma ou mais dobras, é um folheto com uma folha só.
Veja 5 dicas para fazer o melhor visual merchandising
1 – Seu público-alvo define o visual da loja
Para atender às demandas do seu público consumidor, o seu espaço deve estar de acordo com ele. É uma loja para o público feminino ou masculino? Para crianças ou adultos?
Organize a loja com base no seu público-alvo, procurando dividir ainda as peças entre roupas para ocasiões festivas, estações do ano, produtos promocionais, entre outros.
2 – Saiba usar a iluminação e a sinalização a seu favor
O primeiro passo para chamar a atenção do cliente é a sinalização, a começar pela vitrine. O consumidor deve transitar sem dificuldade pelo ambiente, podendo encontrar facilmente o que busca.
Além disso, lembre que a iluminação também faz parte da sinalização, refletindo o posicionamento da marca – ou seja, a sensação que o seu estabelecimento deseja transmitir. Por isso, cuidado para não passar a mensagem errada.
Crie pontos focais para determinados produtos, disfarçando peças de qualidade inferior com luzes mais suaves.
3 – Conheça as zonas frias e zonas quentes do seu espaço
Todo ponto de venda, seja supermercado, loja ou outro tipo de estabelecimento, tem zonas quentes e frias – outros termos do merchandising. As quentes são aquelas em que as pessoas passam, como a vitrine ou a entrada.
Por isso, nas zonas quentes os produtos expostos serão mais vistos. As zonas frias devem abrigar produtos de maior rotatividade, levando o cliente até essa zona.
Em zonas quentes, como os caixas, por exemplo, coloque produtos com menos saída para estimular compras não planejadas pelo consumidor.
Outro termo do merchandising é o “facing”, ou seja, a quantidade de vezes que um produto precisa ser mostrado ao cliente até que ele se convença de que deve comprá-lo.
4 – Estimule a experiência sensorial
Você deve procurar estimular todos os sentidos do shopper, fazendo com que a visita à sua loja seja uma experiência sensorial. Para que o consumidor associe o cheiro ao seu produto, por exemplo, use um aroma padrão, que caracterize a sua marca. Toque as músicas preferidas do seu público-alvo e decore a loja com as cores da sua marca.
5 – Abuse da criatividade
Para se diferenciar da concorrência e encantar de vez o cliente, lembre que a experiência com a empresa não se encerra na hora da compra.
Procure sempre pensar em decorações e embalagens memoráveis, apostando em design inovador, que carregue a identidade da sua marca.
Afinal, o primeiro contato de um comprador com o seu produto pode ser a embalagem – que, sozinha, talvez leve um consumidor a preferir um produto antes mesmo de conhecer o que tem dentro dele.
Viu como o ponto de venda não se resume somente à questão estética do ponto de venda em si?
Com o visual merchandising, é possível descobrir o que é mais lucrativo para o seu negócio.
Conheça os termos em merchandising e coloque-os em prática no dia a dia, por meio da utilização de técnicas de iluminação e exposição, bem como da coordenação de pontos focais e da área nobre do PDV.
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