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08, janeiro de 2021

Conheça os termos do merchandising usados em lojas do varejo

Conheça os termos do merchandising usados em lojas do varejo

Se você trabalha com varejo, provavelmente está sempre em busca de aumentar as vendas e superar metas, não é?

Se é o seu caso, então provavelmente a sua marca sabe que ter uma loja organizada e limpa, com bons vendedores e produtos/serviços de qualidade é o básico.

Para ser capaz de se comunicar de forma eficaz com o público, é preciso ir além. Uma das técnicas que o varejo pode utilizar para se destacar aos olhos dos consumidores e estabelecer uma conexão é o visual merchandising.

Utilizar soluções de visual merchandising é uma maneira de impulsionar as vendas nas lojas de varejo.

Sabia que o visual merchandising envolve qualquer segmento do comércio?

Vamos conhecer mais sobre o assunto, conversando sobre os principais termos do merchandising e dando dicas para fazer o melhor visual merchandising?

O que é visual merchandising

Visual merchandising é um conjunto de ações que se relaciona com a experiência de compra no ponto de venda (PDV).

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Ações estratégicas de visual merchandising moldam toda exposição planejada de um produto, com o objetivo de aumentar o volume de vendas por meio de ações que estimulem o consumo.

Vale destacar ainda que o visual merchandising envolve diversos segmentos do comércio, e não somente o mundo da moda. O objetivo do visual merchandising é convidar o cliente para entrar na loja e fazê-lo comprar.

Com visual merchandising, a sua marca comunica a identidade do negócio. O posicionamento e o conceito da loja devem ser de imediata compreensão por parte do shopper.

Nesse sentido, o valor da marca é transmitido e captura a atenção do consumidor por meio de uma política de design coordenada pelas ações de visual merchandising.

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Principais termos do merchandising

Você já é familiarizado com os principais termos do merchandising?

Os termos do merchandising ajudam na compreensão de todas as ações e técnicas possíveis para promover a aplicação do visual merchandising no varejo.

Para que o seu cliente se sinta atraído pelos produtos da sua loja, existem várias técnicas que podem ser utilizadas, desde a disposição das peças na vitrine até a iluminação.

Na prática – ou seja, nas lojas, nos próprios pontos de vendas -, essas soluções usadas pelo visual merchandising obedecem a um vocabulário próprio, que deve ser compreendido pelos agentes de trade marketing.

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Vamos conhecer os principais termos de merchandising do segmento de varejo hoje:

  • Cross-merchandising: quando se faz uma exposição para promover materiais que se relacionam entre si (pilhas e lanterna, ou lanche e suco/refrigerante, por exemplo);
  • Corner: uma “miniloja”, local dentro da loja com uma marca ou linha específica de produtos;
  • Ilha: você já deve ter visto bastante em supermercados. Trata-se da exposição, em forma de pilha de produtos, que permite a visibilidade em 360º;
  • Móbile: é uma peça, normalmente de caráter promocional, sustentada por fios no teto do ponto de venda;
  • Gôndola: estante com prateleiras para exposição de produtos em loja ou supermercado;
  • Ponta de gôndola: localizado nas extremidades das gôndolas, tido como um espaço nobre;
  • Stopper: peça publicitária que se destaca na prateleira ou gôndola, sobressaindo-se em relação às demais para chamar atenção;
  • Faixa de gôndola: serve como um divisor de espaços para produtos, sendo normalmente colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas;
  • Display: diz respeito a qualquer elemento que promova um produto ou serviço, podendo ser colocado na gôndola, no chão, na vitrine, no balcão ou na gôndola;
  • Giro: termo usado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou da gôndola;
  • Take one: expositor de mesa, balcão ou prateleira para colocar folhetos, permitindo que o próprio consumidor pegue o material;
  • Flyer: com uma ou mais dobras, é um folheto com uma folha só.

Veja 5 dicas para fazer o melhor visual merchandising

1 – Seu público-alvo define o visual da loja

Para atender às demandas do seu público consumidor, o seu espaço deve estar de acordo com ele. É uma loja para o público feminino ou masculino? Para crianças ou adultos?

Organize a loja com base no seu público-alvo, procurando dividir ainda as peças entre roupas para ocasiões festivas, estações do ano, produtos promocionais, entre outros.

2 – Saiba usar a iluminação e a sinalização a seu favor

O primeiro passo para chamar a atenção do cliente é a sinalização, a começar pela vitrine. O consumidor deve transitar sem dificuldade pelo ambiente, podendo encontrar facilmente o que busca.

Além disso, lembre que a iluminação também faz parte da sinalização, refletindo o posicionamento da marca – ou seja, a sensação que o seu estabelecimento deseja transmitir. Por isso, cuidado para não passar a mensagem errada.

Crie pontos focais para determinados produtos, disfarçando peças de qualidade inferior com luzes mais suaves.

3 – Conheça as zonas frias e zonas quentes do seu espaço

Todo ponto de venda, seja supermercado, loja ou outro tipo de estabelecimento, tem zonas quentes e frias – outros termos do merchandising. As quentes são aquelas em que as pessoas passam, como a vitrine ou a entrada.

Por isso, nas zonas quentes os produtos expostos serão mais vistos. As zonas frias devem abrigar produtos de maior rotatividade, levando o cliente até essa zona.

Em zonas quentes, como os caixas, por exemplo, coloque produtos com menos saída para estimular compras não planejadas pelo consumidor.

Outro termo do merchandising é o “facing”, ou seja, a quantidade de vezes que um produto precisa ser mostrado ao cliente até que ele se convença de que deve comprá-lo.

4 – Estimule a experiência sensorial

Você deve procurar estimular todos os sentidos do shopper, fazendo com que a visita à sua loja seja uma experiência sensorial. Para que o consumidor associe o cheiro ao seu produto, por exemplo, use um aroma padrão, que caracterize a sua marca. Toque as músicas preferidas do seu público-alvo e decore a loja com as cores da sua marca.

5 – Abuse da criatividade

Para se diferenciar da concorrência e encantar de vez o cliente, lembre que a experiência com a empresa não se encerra na hora da compra.

Procure sempre pensar em decorações e embalagens memoráveis, apostando em design inovador, que carregue a identidade da sua marca.

Afinal, o primeiro contato de um comprador com o seu produto pode ser a embalagem – que, sozinha, talvez leve um consumidor a preferir um produto antes mesmo de conhecer o que tem dentro dele.

Viu como o ponto de venda não se resume somente à questão estética do ponto de venda em si?

Com o visual merchandising, é possível descobrir o que é mais lucrativo para o seu negócio.

Conheça os termos em merchandising e coloque-os em prática no dia a dia, por meio da utilização de técnicas de iluminação e exposição, bem como da coordenação de pontos focais e da área nobre do PDV.




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