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07, outubro de 2020

Como reduzir custos no trade marketing?

Como reduzir custos no trade marketing?

Já parou para pensar em como reduzir os custos das despesas do trade marketing?

A área de trade vai muito além de discussões sobre estratégias de atuação e resultados da operação.

As despesas são importantes na hora de montar uma equipe, definir objetivos, planejar ações práticas do trade, destinar valores ao trabalho de merchandising, determinar valor gasto pela indústria em material de ponto de venda…

Fique por dentro das tendências de merchandising para 2020.

A busca pelos resultados positivos com trade marketing requer, de fato, investimento – e não somente de tempo e energia. Estamos falando de valores mesmo.

A redução de custos no trade marketing, sem que esse processo afete a qualidade e produtividade, é o principal desafio das empresas quando se fala em operação de trade.

Afinal, a área de trade marketing demanda elaboração de estratégias, seleção e capacitação de profissionais, além de contínuos treinamentos.

Então, como diminuir esses custos sem perder a qualidade do trabalho? É o que vamos ajudá-lo a descobrir hoje.

Tipos de despesa do trade marketing

Em primeiro lugar, é preciso colocar na ponta da caneta:

  • Número de pessoas na equipe
  • Como será a folha de pagamento
  • Contratação CLT ou terceirizada
  • Custos com telefonia
  • Custos com tecnologia

Esses são somente os elementos básicos para mensurar e validar uma operação de trade. Há, evidentemente, outras contas a ser consideradas, mas demandam planejamento e gerenciamento eficientes.

Do ponto de vista estratégico, é preciso dividir a gestão de recursos de acordo com a operação, específica para cada empresa.

Então, atenção: não há um modelo único. A definição do modelo adequado dependerá da estrutura e da estratégia de cada equipe.

Vamos conhecer um passo a passo, categorizado, de tipos de despesa:

  1. Canais integrados com inteligência
    Para dar o pontapé no trade marketing, é preciso elaborar um plano. Com estratégia, será possível montar uma estrutura, considerando, evidentemente, os custos dessa operação.
  2. Trabalho de campo
    A execução do merchandising em si começa neste passo 2, que, geralmente, é o mais custoso. Aqui entra em campo o promotor de vendas, além de um trabalho de desenvolvimento de material para o PDV, aliado ao uso de tecnologia no controle da operação.
  3. Relacionamento e exposição
    A participação em eventos e feiras permite a criação de uma rede de relacionamentos, além da apresentação dos seus produtos e da sua marca. Essas ocasiões devem estar no planejamento estratégico do trade marketing. Mesmo que não haja evento, esse tipo de ocasião permite a construção de um networking e a troca de tendências e novidades em relação ao mercado de trade.
  4. Análise
    Para que a sua marca se torne competitiva, é necessário fazer uso de estratégias de inteligência, como a tão falada Business Intelligence (BI), capaz de coletar dados das operações e informações do mercado, auxiliando na elaboração de novas atuações nos negócios.

Altos custos do trade marketing

Promotores de venda precisam passar por um processo de seleção e ser treinados, o que pode ser um processo custoso e longo.

Uma equipe estratégica, além dos promotores de venda, também deve ser montada. É essa equipe que vai elaborar os planos e as ações promocionais.

Além disso, é preciso pensar também em quem realizará a implementação das estratégias. Por fim, é preciso ainda designar colaboradores para cuidar da atuação em gestão da informação e da comunicação como um todo da empresa.

Os custos logísticos para execução também devem ser considerados: deslocamento dos promotores de venda que estão distantes dos PDVs, por exemplo.

Sim, o trade marketing demanda um alto investimento. Uma forma de não gerar tantos custos altos, – tendo, porém, um bom ROI – é terceirizando a operação de trade marketing.

Precisa reduzir custos do seu trade marketing?

Então vamos você precisa saber que existem agências especializadas em trade marketing que podem se responsabilizar pela operação de forma financeiramente vantajosa.

Trade marketing: por que é importante para o sucesso da sua marca

Vantagens da terceirização do trade marketing na redução de custos

A terceirização do trade marketing possibilita a redução de custos em diversos níveis:

  • Operacional (seleção e capacitação de promotores)
  • Tático-operacional (implantação e execução das estratégias)
  • Elaboração de planos e relacionamento com o contratante

E de que maneira a terceirização ajuda, na prática, na redução dos altos custos com essa operação de trade marketing?

Tal como diversos segmentos do mercado, a área de marketing também tem sido forçada a passar por mudanças aceleradas pela tecnologia. Com isso, ganham força metodologias mais focadas no shopper e, sobretudo, nos meios virtuais.

Para ficar por dentro das tendências, utilizando estratégias digitais, atuando em vários canais de mídia e acompanhando softwares que calculem métrica, pense em adotar uma agência terceirizada.

A equipe contratada, certamente, terá conhecimento de mercado dessas áreas, o que permite atuar de forma mais estratégica, levando à consequente redução de custos.

Se os seus promotores não estão correspondendo às expectativas – ou seja, sem gerar os resultados esperados -, talvez eles precisam de supervisão ativa.

Com a terceirização, a agência se encarrega de controlar os promotores, acompanhando in loco a implantação da estratégia, checando metas e medindo o rendimento.

Para evitar complicações em relação aos promotores de venda, é preciso realizar seleção e treinamento de profissionais. Com uma agência terceirizada, você consegue ter treinadores sem abrir mão de agentes de serviço e de trade marketing em função disso.

Uma terceirizada elabora, por exemplo, um processo seletivo elaborado, sem a necessidade de ter uma equipe interna para atingir os resultados.

Afinal, ter uma equipe interna gera custos elevados com folha de pagamento (salários, encargos trabalhistas e possível rescisão de contrato). Ao contratar uma terceirizada, esses problemas são imediatamente resolvidos, uma vez que o seu custo é com o serviço – que deve ser de qualidade.

Por isso, no seu trade marketing, não abra mão de priorizar a redução de custos para a sua empresa: isso deve ser prioritário para garantir a saúde organizacional e estrutural do negócio.

Lembre-se: planejamento, estratégia, execução e análise dos resultados são processos básicos no trade marketing. Uma terceirizada é capaz de realizar todo esse complexo ciclo, levando à redução de custos e mantendo também a qualidade das ações.

Quer economizar sem deixar de atingir bons resultados? Conheça as suas possibilidades de redução de custos do trade marketing e invista na sua operação como ela merece.

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