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Estoque parado: como evitar prejuízos?
Gerenciar recursos para não desperdiçá-los é tarefa difícil, não é?
Demanda estratégia e cuidado. Certamente, ter um estoque parado é uma das maiores dores de um negócio, pois não há nada pior do que ficar com itens parados por muito tempo.
Mas também não é bom para uma loja precisar interromper as vendas por falta de mercadoria.
Para evitar estoque parado ou vazio, é necessário, portanto, atuar com planejamento estratégico de reabastecimento inteligente.
Quer evitar que as mercadorias fiquem paradas por muito tempo?
Quer vender mais e, ao mesmo tempo, ser capaz de prever rupturas antes que elas cheguem perto de acontecer?
Sim, é possível fazer tudo isso e evitar o estoque parado. A PROMO PRIME vai mostrar como.
Impactos do estoque parado
É simples: produtos devem se transformar em dinheiro. Portanto, ter o estoque parado significa, automaticamente, perda de dinheiro.
Com a mercadoria parada no estoque ou ausente na gôndola, ocorre uma perda de valor sobre o negócio ou o produto.
E esse é só um dos impactos negativos. Há ainda:
– Perda de produtos por vencimento
Não tem prejuízo mais visível do que um produto vencido, danificado ou mofado, pois não poderá ser comercializado, e esse é um risco de ter estoque parado.
– Redução no capital de giro
Como falamos anteriormente, a liquidez de uma empresa automaticamente é afetada – e reduzida – quando um produto não é comercializado, ou seja, transformado em dinheiro. O resultado é um impacto direto nos investidores do negócio.
– Gastos com armazenamento
Estoque parado significa dinheiro jogado no lixo também porque a manutenção de um espaço, com toda a infraestrutura necessária, tem um custo, que normalmente é alto.
– Espaço ausente
A falta de espaço também é um problema quando se tem um estoque parado. Afinal, perde-se a oportunidade de investir em novos produtos que podem ser mais interessantes para a comercialização.
Certo, mas como saber se de fato esses impactos afetam negativamente, na prática, o meu negócio?
Simples: calcule o estoque parado. O primeiro passo é calcular o estoque existente:
Quantidade inicial de produtos + Quantidade final de produtos / 2
Em seguida, para calcular o giro de estoque em determinado período, é preciso dividir ainda o número de produtos vendidos pela média do estoque, assim:
Número de produtos vendidos / Média do estoque
Estoque parado x boa gestão
Imagine que o seu cliente adquiriu ou reservou um produto e somente depois descobriu que o item estava em falta.
Chato, né?
O receio da indisponibilidade de mercadorias faz com que muitos gestores invistam na compra excessiva de itens que podem acabar ficando estagnados no estoque.
Para saber gerenciar esse fluxo, é necessário antecipar as demandas dos clientes. E mais: é necessário ainda se preparar para as quedas de venda e ainda as datas de pico.
Afinal, para o cliente, também é frustrante ter o desejo de comprar um produto e esse item demorar demais para ser reposto no estoque na loja.
Por isso, o investimento para evitar estoque parado é uma forma de otimizar recursos, o que é muito oportuno para momentos de crise econômica.
Além de reduzir custos, uma boa administração de insumos e produtos mantém a sua empresa com competitividade no mercado.
Como evitar estoque parado
Apesar de o estoque parado ser um problema grave, é possível solucioná-lo. É preciso basear o planejamento de compras nas informações de vendas., ou seja, fazer um reabastecimento inteligente.
Parece simples, mas não necessariamente. É por isso que é recomendado adotar sistemas de gestão disponíveis no mercado.
Eles podem ajudar, fornecendo relatórios gerenciais para facilitar a análise do mercado e do próprio negócio.
Além disso, o sistema de gestão também poderá ajudar o gestor a identificar os melhores investimentos, já que nem todas as mercadorias garantem um retorno financeiro semelhante.
Mas é possível ir além dos sistemas de gestão:
– Outlet
A separação e venda de produtos com baixo giro é uma forma de vender o seu estoque parado, ao precificá-los com um valores mais baixos que os praticados no mercado.
– Promoções combinadas
Outra solução para os produtos com baixo giro é colocá-los em promoção, tomando cuidado para diminuir a margem de lucro sem gerar prejuízo. É preciso analisar detalhadamente custos e despesas, mas lembre que o consumidor normalmente é atraído pela combinação de dois ou mais produtos promocionais na gôndola. Por isso, se o seu problema é estoque parado, analise seus custos e despesas para evitar prejuízos e corra para investir nas promoções combinadas. São infalíveis!
– Acordo com fornecedores
Uma boa solução também para evitar o estoque parado é viabilizar a troca de produtos com fornecedores. Procure mercadorias que possam ser agregadas a novas campanhas.
Com boa gestão, é possível se preparar para tomar decisões mais certeiras, evitando, portanto, o estoque parado.
Assim, consequentemente, os lucros do seu negócio estarão mais assegurados.
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