
blog
O que a pandemia do coronavírus ensinou para o varejo

Já deu pra perceber que o varejo precisou se reinventar após a pandemia de Covid-19, né?
A pandemia e a crise econômica mudaram completamente os hábitos dos consumidores. Devido ao isolamento social, as pessoas foram obrigadas a utilizar exclusivamente os canais digitais para realizar as suas compras.
A busca por mais praticidade e conveniência antecipou algumas tendências que já vinham se desenvolvendo, trazendo legados que podem durar por um bom tempo.
Muito já foi escrito – muito mais ainda SERÁ escrito – sobre o que 2020 deixa de legado para as próximas gerações.
Veja 5 tendências do trade marketing para 2021
Mas, com os processos todos acelerados para garantir a sobrevivência dos negócios em todo o mundo, já podemos perceber que muita coisa mudou.
Vamos dar uma olhada?
O varejo online e offline são uma coisa só
O varejo está, aos poucos, ajustando-se aos novos tempos. Tornou-se muito mais competitivo como um todo.
Está, agora, acompanhando um processo no qual os canais digitais passam a complementar o modelo do comércio tradicional, que permanece relevante.
Isso porque, na ótica dos consumidores, o online e o offline são complementares. A pessoa quer ser atendida e encantada pelo varejo sem diferença se está no físico ou no virtual.
O comércio eletrônico terá um papel importante nesse processo de mudança e as redes sociais ganharão força nos próximos anos. Isso porque as marcas já perceberam que elas devem se aproximar cada vez mais do seu público-alvo e migrar para onde eles estão.
Embora normalmente pensemos na venda online como uma compra feita pela internet que é entregue fisicamente, a digitalização também possibilita o caminho inverso. O consumidor inicia a jornada de compra em uma loja física, escolhe um produto inexistente no estabelecimento e opta por recebê-lo, posteriormente, por envio. A tendência aponta, assim, uma fusão completa entre o varejo físico e o online.
Marketing promocional: como pode fazer suas vendas crescerem
A transformação do varejo passa pela comunicação
A comunicação direcionada, útil, relevante, que informa os benefícios dos produtos e como os consumidores devem utilizá-los, tornou-se necessária.
Nossa conjuntura econômica em 2021 é complexa: as taxas de desemprego e aumento da pobreza são alarmantes, e o consumidor tem menos dinheiro no bolso.
Isso significa que o consumo tenderá a ser mais seletivo, racional e consciente.
As redes sociais e as lojas online foram as principais estratégias utilizadas pelas marcas para manter as lojas ativas e um bom relacionamento com o seu público.
As marcas têm buscado novas maneiras de gerar maior conexão e engajamento com o público. Isso porque, assim se agrega valor à experiência e torna a jornada de compra única.
B2B: Transformação digital vai além da tecnologia
Qual postura adotar no varejo pós pandemia?
Quando o assunto é o trato com o cliente, há uma série de recomendações que podemos dar. Aqui estão algumas:
- Seja claro e transparente: a comunicação direcionada, útil, relevante, que informa os benefícios dos produtos e como os consumidores devem utilizá-los, tornou-se necessária;
- Tenha propósito: os clientes estão buscando consumir de empresas que representam algo maior do que apenas os produtos que vende, e que se preocupam com questões que tenham impacto positivo na vida das pessoas;
- Tenha o cliente no centro: a chave para o sucesso é colocar o cliente no centro dos negócios. Um atendimento personalizado é um diferencial competitivo e já se tornou uma condição de sobrevivência para o comércio varejista;
- Use a tecnologia: caso isso ainda não tenha ficado claro, o uso da tecnologia é uma necessidade básica no atual mercado varejista. O uso de dados de forma massiva para melhorar a experiência dos clientes, capturar oportunidades para aumentar vendas e reduzir os custos de operação é tendência e não diminuirá;
- Use estratégias omnicanal: eliminar a fricção entre diferentes meios de comunicação é extremamente importante para manter-se competitivo atualmente. Use (bem) chatbots, smartphones, equipamentos domésticos conectados e lojas físicas interativas.
Gostou do nosso conteúdo?
Confira muito mais no nosso blog.
Quer conhecer mais sobre a Promo Prime e como podemos ajudar a fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas?
Converse com um de nossos consultores e seja Prime!
Mais posts
Matriz - Avenida Luis Viana,13223- Hangar 5 Sala 518, Salvador - BA
Filial - Av. Orosimbo Maia, 360 - Centro, Campinas
Onde Estamos
(71) 3019-6645
(71) 98189-1017
Atendimento de Segunda à Sexta (8h às 17h).
comercial@promoprime.com.br
Envie uma mensagem