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Promotor compartilhado ou exclusivo? Entenda as diferenças
Sente dificuldade para encontrar um promotor exclusivo? Então você precisa conhecer o promotor compartilhado.
O mercado já conhece a importância de um promotor. Mas acaba esbarrando em algumas dificuldades, como budget limitado e necessidade de reduzir gordura.
Outra dificuldade encontrada pela indústria diz respeito aos produtos que foram negociados com a rede e não comportam um promotor exclusivo.
Algum desses é o seu caso?
A área de trade marketing tem passado por constantes transformações, tal como o mercado de forma geral. Uma das maiores mudanças é a utilização de promotores de merchandising classificados como “promotores compartilhados”.
Trade marketing: o que é e por que essa estratégia é importante
Se o seu interesse é saber mais sobre as vantagens de ter um promotor compartilhado, este post é para você.
Para começar, é importante que você saiba que a Promo Prime é reconhecida no mercado de trade marketing como a melhor na prestação do serviço de promotor compartilhado.
Vem com a Promo entender como funciona!
- O que é o promotor compartilhado
- Diferenças entre promotor compartilhado e promotor exclusivo
- Vantagens do promotor compartilhado
- Qual modelo de contratação é o ideal para a sua empresa
O que é o promotor compartilhado
Promotores de venda compartilhados recebem essa classificação por atender mais de uma marca.
Sua função é cobrir lojas em comum, com o objetivo de reduzir os custos e atender lojas que não requerem contratação exclusiva.
Assim, é esperado que o promotor compartilhado mantenha o foco de reposição, exposição e aplicação de material de merchandising.
Assim, portanto, o promotor compartihado atende sem exclusividade, promovendo diversas marcas de produtos desses vários clientes aos quais presta serviço.
Dessa maneira, o promotor compartilhado pode ter um roteiro para atendimento, girando por diversas lojas, ou pode também estar fixo em uma loja.
Caso a contratação inclua a realização de roteiros, a escala do promotor será automaticamente compartilhada com outros contratantes. Nesse caso, todos deverão estar de acordo com a escala.
Diferenças entre promotor compartilhado e promotor exclusivo
O promotor compartilhado tem as mesmas atribuições que o promotor exclusivo, porém de forma reduzida.
Nesse sentido, é importante frisar que o promotor compartilhado e o promotor exclusivo têm, efetivamente, as mesmas funções.
Como a própria classificação de cada um já antecipa, a diferença está no formato de atendimento: o promotor compartilhado atende vários clientes, enquanto o promotor exclusivo atua somente com um cliente.
Vantagens do promotor compartilhado
A figura do promotor compartilhado tornou-se tendência no mercado de trade marketing nos últimos anos.
Como dito anteriormente, o crescimento na procura pelos promotores compartilhados ocorre, principalmente, em função da limitação de budget e da necessidade de redução de custos.
Assim, surgiu o promotor compartilhado, para suprir a demanda das empresas por ampliação de cobertura de atendimento às lojas, mas sem incremento algum no atual budget.
O promotor compartilhado estuda e utiliza estratégias para satisfazer, ao mesmo tempo, as demandas do cliente e da empresa, sendo o responsável por garantir uma experiência de compra mais prazerosa.
As vantagens do promotor compartilhado são muitas, desde o modelo de contratação mais prático até a ampliação da cobertura de atendimento.
Não é preciso também se preocupar com treinamentos extensos, fiscalizações diárias ou coordenação muito detalhada das atividades, pois a agência de trade marketing é a responsável pelo promotor compartilhado.
Com esse serviço, é possível garantir um serviço qualificado e, paralelamente, economizar no modelo de contratação.
Conheça algumas vantagens:
- Marketing Promocional: a opção de uso de um promotor compartilhado permite que pequenas e médias empresas se beneficiem do Marketing Promocional;
Marketing promocional: como pode fazer suas vendas crescerem?
- Cobertura mais ampla de atendimento: ter um promotor compartilhado significa oferecer a melhor cobertura de atendimento. Isso porque atender PDVs mais isolados ou distantes se torna muito mais fácil;
- Ganho de escala: na prática, funciona assim: promotores compartilhados trazem ganho de escala, uma vez que a demanda se torna compartilhada;
- Alcance de PDVs distantes: uma vez que são atendidos segundo a rotina dos promotores compartilhados, na prática sua marca não “perde” o promotor para PDVs distantes e também não arca com custos de deslocamento;
- Custo: o custo passa a ser associado ao trabalho realizado – ou por visitas, no caso -, em vez de um valor fixo mensal que independe do número de PDVs visitados;
- Contratação flexível e simples: A contratação do promotor compartilhado é mais flexível e mais simples, sem necessidade de fidelização por parte do promotor;
- Contratações pontuais: Com três meses, é possível revogar o contrato de um promotor compartilhado, caso seja necessário; o que revela que esse formato pode ser interessante de ser adotado em ações pontuais de acordo com a sazonalidade.
O consumidor é altamente sugestionável, podendo mudar de marca conforme o esforço aplicado no PDV. É o que indicam pesquisas de mercado que estudam a relação entre consumo e o aspecto do ponto de venda.
Nesse sentido, saber escolher o melhor tipo de promotor é fundamental. Você sabe qual é o modelo de contratação ideal para a sua empresa?
Qual modelo de contratação é o ideal para a sua empresa
É função do promotor – seja compartilhado ou exclusivo – repor os produtos, ajudar a esclarecer dúvidas dos shoppers, controlar o estoque, conquistar pontos extras de destaque dentro das lojas, aplicar os planogramas, entre outras.
Veja 6 dicas para elaborar um planograma estratégico
Com o promotor exclusivo, é possível estabelecer a frequência de visitas e o roteiro de acordo com a necessidade da marca, de forma exclusiva, sem negociação com demais empresas que porventura estejam no projeto de compartilhamento.
Uma das vantagens do promotor exclusivo é a de maior precisão na coleta de informações nos PDVs. Ainda que o promotor utilize um aplicativo, não é uma tarefa tão simples coletar informações de diferentes clientes.
O promotor exclusivo conhece profundamente os produtos que representa. Portanto, uma das maiores dificuldades do promotor compartilhado é o trabalho de excelência no PDV, justamente pela dificuldade que há em conhecer muito bem os produtos, uma vez que o compartilhado atende muitos produtos de marcas distintas.
O promotor compartilhado tem todas as vantagens listadas acima, sendo a principal delas a redução de custos. Em tempo de crise, muitas marcas têm limitação de budget. Dessa forma, o rateio de custos dos promotores entre as empresas pode ser o modelo mais indicado.
A Promo Prime é reconhecida no mercado como a melhor na prestação desse tipo de serviço.
Quer conhecer mais o modelo de promotor compartilhado?
Entre em contato e conheça nossas soluções de trade marketing.
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