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25, novembro de 2020

Marketing Promocional: como pode fazer suas vendas crescerem?

Marketing Promocional: como pode fazer suas vendas crescerem?

Você já conhece marketing promocional? Sabia que ele é um dos pilares para que seu empreendimento seja bem sucedido?

Até pouco tempo atrás, bastava ter um produto de qualidade ou pensar em um desconto imperdível para garantir melhores resultados no desempenho de vendas.

Não existia o pensamento de estreitar laços com o seu público-alvo, e nem a preocupação atual de pensar na experiência do cliente durante a jornada de consumo.

O objetivo do marketing promocional é reforçar a percepção de valor que os consumidores têm de sua marca, produto ou serviço.

A indústria em atuação direta no varejo: como pensar o marketing?

Isso é feito por meio de ações e estratégias de ativação, fidelização e experiência. É extremamente importante que sejam ressaltados os valores da marca em questão.

Empresas de varejo percebem a importância de uma boa estratégia de marketing promocional e trade marketing para pautar suas ações na medida em que os clientes estão cada vez mais conectados e bem informados.

O foco passa, então, a ser a experiência do público-alvo: entender as expectativas do cliente no planejamento de toda e qualquer ação.

Exemplos de ações de marketing promocional altamente eficientes no varejo

  • Distribuição de amostras gratuitas: a boa e velha amostra grátis de determinados produtos ainda é uma das técnicas mais eficientes para conquistar o seu público. A possibilidade de experimentar sem ter que pagar antecipadamente faz com que o cliente comprove, na prática, as vantagens que o seu produto traz;
  • Programas de incentivo à fidelização: uma técnica também muito eficaz, onde as compras do seu cliente valem pontos que podem ser trocados por outros produtos ou vantagens de diversas formas;
  • Sorteios e promoções culturais: organizar sorteios ou promoções culturais pode fidelizar o seu cliente. Vale lembrar, porém, que essa ação deve envolver produtos que despertem desejo no seu público-alvo;
  • Brindes promocionais: com sua marca estampada, os brindes passam a ser mais uma forma de o cliente estar em contato constante com sua marca. Mais uma vez, conhecer o perfil de seu cliente é importante, pois o brinde deve estar relacionado a seus interesses;
  • Ações especiais em datas comemorativas: no varejo, datas como o Natal, o dia do consumidor e a Black Friday são momentos em que é quase obrigatório organizar ações promocionais e ofertas especiais. A ideia é aproveitar a relevância da data para agregar valor à marca.

Quais os benefícios do marketing promocional para a sua empresa?

São muitos os benefícios de se adotar uma estratégia de marketing promocional e realizar ações com ela em seu varejo.

Com uma estratégia bem definida, aplicada e analisada, a relação da sua marca com o público-alvo sofrerá mudanças positivas que terão impacto no resultado final.

Um dos benefícios mais óbvios é uma forma otimizada de promover a sua empresa. Independente de seu tamanho, uma ação de marketing promocional feita de maneira correta a promove e auxilia na construção de um relacionamento duradouro com seu público-alvo.

Outro benefício que é rapidamente sentido na implantação de ações de marketing promocional em sua empresa é a maior fidelização dos clientes.

A partir do momento em que sua ação gera uma experiência positiva no público-alvo, as pessoas passam a conhecer sua marca e recomendá-la de forma espontânea.

A possibilidade de mensurar o desempenho de cada ação de marketing promocional pode ser considerada um grande trunfo quando comparamos este tipo de trabalho com os antigos planos de merchandising, que ofereciam apenas dados brutos de vendas.

Merchandising: veja as tendências para 2020

Para isto, o uso de um sistema de gestão de trade marketing pode ser crucial, permitindo o cruzamento de dados cruciais e a análise das informações em tempo real, dando ao gestor poder para agir quando necessário, “guiando” a ação.

Planejando ações de marketing promocional

O que você precisa saber e fazer para bolar suas primeiras ações de marketing promocional?

O marketing promocional engloba diversos aspectos, envolve vários setores dentro de uma corporação e depende de pontos de contato diversos para que suas ações sejam um sucesso.

Comunique-se com todos os setores da empresa: o marketing e o comercial (tanto de compras quanto de vendas) devem estar alinhados, assim como o setor de reposição e de logística para que toda a ação ande conforme o planejado;

Observe atentamente a concorrência e as tendências do mercado: utilizar as estratégias corretas pode fazer com que o seu negócio prospere dentro de um mercado amplamente concorrido.

Como você tem garantido que a sua marca esteja próxima ao consumidor?

Se nossas dicas foram úteis para o seu negócio e você quer saber mais como trabalhar com os pilares da gestão de PDV, conheça nossas soluções de trade marketing.




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