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13, outubro de 2020

Digital trade marketing: o que é e por que é tendência

Digital trade marketing: o que é e por que é tendência

Em tempos de coronavírus, você deve ter percebido que o setor de trade marketing tem procurado se adaptar às demandas do novo perfil de consumidor, não é?

Diversas tendências surgiram a partir do contexto atual de virtualização de relações, o que enfraqueceu o ponto de venda físico e fortaleceu o virtual.

Naturalmente, o PDV físico continua sendo prioritário, mas tendo a possibilidade de um ponto de venda digital, ou seja, um e-commerce, o seu negócio ganha novas possibilidades de crescer e se destacar diante da concorrência.

Neste contexto, em todos os setores sociais, ganhou relevância o ambiente digital, assumindo protagonismo na área de vendas. O e-commerce cresceu em 2020 impulsionado pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, já existem mais de 1,3 milhão de lojas online no Brasil. Pequenos negócios são destaque nesse modo de venda.

O estudo mostra que as mídias sociais são adotadas por 68,63% das lojas online, com o YouTube se consagrando como uma grande tendência de crescimento dentro do e-commerce.

Hoje a rede social de vídeos está presente em 39,87% das lojas online que utilizam mídias sociais — sua participação era de 32,22% em 2019 — e na segunda colocação entre as plataformas.

Assim, ganhou importância, consequentemente, o ponto de venda digital. É ali que o digital trade marketing atua.

Vamos entender as diferenças entre trade marketing e trade marketing digital?

O que é trade marketing digital e por que é diferente de trade marketing

Trade marketing digital é a conversão do cliente na prática. É a área responsável por atrair e, posteriormente, fidelizar o consumidor no ponto de venda digital.

Já o trade marketing tradicional buscou sempre minimizar. no ponto de venda físico, o número de desistências.

Conceituado instituto de pesquisas sobre ecommerce e experiência do usuário, o Baymard identificou que a taxa média de abandono do carrinho é de 70%.

Esse número é preocupante para os gestores. Uma das soluções é adotar uma estratégia de Digital Trade Marketing para lidar com questões do tipo.

Tanto o trade marketing tradicional, quanto o digital, preocupam-se em chamar a atenção do cliente para se destacar diante da concorrência e tornar a experiência o mais agradável possível para os consumidores.

Nesse processo, manter informações de forma clara e acessível é fundamental. Além disso, o volume de vendas é impactado também pela comunicação entre a loja física e online.

No trade marketing digital, entende-se que o consumidor é omnichannel: ele quer, portanto, fazer a compra por um smartphone ou notebook, enquanto realiza outros afazeres, e retirar o produto no caminho para o trabalho, por exemplo.

Agora suponha que uma pessoa está arrumando os filhos para a escola e percebe que precisa comprar itens básicos para casa.

Nesse momento específico, é preciso que as informações estejam bem organizadas, com botões para compra bem visíveis, além de imagens em destaque.

Afinal, lembre-se que a diferença entre trade marketing e trade marketing digital é justamente relacionada a essa forma de se comunicar – no trade marketing, o objetivo é conhecer o comprador e conseguir entregar uma experiência diferenciada ao cliente, no ponto de venda.

Por que o trade marketing é necessário na gestão de vendas

Avaliação da qualidade da experiência de compra no e-commerce

No ambiente virtual, a avaliação da experiência vai muito além de métricas. Taxa de rejeição e tempo de permanência são apenas algumas das questões que ajudam a mensurar os atendimentos e coletar feedbacks dos vendedores.

Mas afinal, é possível identificar o motivo pelo qual o usuário deixou a página? Foi por falta de informação que a página poderia ter apresentado ou por problemas de usabilidade?

De acordo com o E-commerce Quality Index (EQI), indicador da qualidade da experiência de compra online, para responder às perguntas anteriores, é preciso avaliar o atual contexto, considerando questões como:

  • As informações do produto (título e descrições)
  • A navegação (categorização dos produtos)
  • O conteúdo visual (imagens primárias e secundárias)
  • A satisfação do consumidor (comentários nas páginas do produto)

Além disso, a partir dessas questões, faz-necessário pontuar também que, por meio da ferramenta de benchmarketing, toda experiência de compra virtual é possível de ser quantificada por meio de números.

Trade marketing: por que é importante para o sucesso da sua marca

Como ter sucesso nas vendas do e-commerce

Há diversas técnicas para aumentar as vendas no e-commerce. Essa é uma das vantagens do trade marketing digital, pois é possível mensurar cada ação do usuário no ambiente online, melhorando a experiência de compra dos seus consumidores.

Por isso, para facilitar a comunicação do seu trade marketing digital, é preciso estar atento aos seguintes pontos:

  • Descrição
    Elabore uma descrição que informe, claramente, os dados essenciais. Ajude o usuário, facilitando a descrição do produto para que se mostre capaz de resolver a dor do usuário do serviço ou produto em questão.

Se possível, crie comparações relativas ao tamanho, utilizando sempre uma linguagem que crie conexão com o usuário. Detalhe informações que possam ser de utilidade prática, destacando em quais situações determinado produto pode ser utilizado, por exemplo

  • Imagem
    No e-commerce, é um desafio a impossibilidade do toque e da análise visual e tátil do produto.

A solução é utilizar imagens e vídeos que demonstrem, de forma mais fiel possível, o produto real. Ao mesmo tempo, surge outro desafio: garantir imagens que sejam otimizadas e estejam em alta resolução, sem aumentar o tempo de carregamento do site por parte do usuário.

Ao exibir um produto com diversas cores e ângulos, sendo capaz de dar zoom, por exemplo, é possível chamar atenção do consumidor, ajudando a ampliar a taxa de conversão da sua loja.

Mensuração dos resultados

Ao elaborar uma ação com foco no trade marketing digital, é importante ter em mente a necessidade da realização de mensuração dos resultados.

Afinal, algumas ações podem não ser implantadas da forma como se deveria, seja por fatores externos ou não.

Apesar disso, é preciso estar preparado para eventuais adaptações em relação ao planejamento.

No digital trade marketing, é possível acompanhar os dados do seu e-commerce em tempo real, sabendo, dessa forma, os itens que o usuário clicou.

Ou seja, a jornada do cliente antes de chegar à sua loja virtual e até mesmo no interior da loja pode ser acompanhada.

Lembre que a coleta de informações podem ser decisivas para as suas estratégias no ambiente virtual, pois norteia diretrizes e estratégias de atuação.

No processo de tomada de decisões, é fundamental esse dinamismo das ferramentas digitais, que trazem mais agilidade e precisão.

Estar ciente de que o mercado passa por constantes transformações é importante para que as empresas sejam capazes de seguir se adaptando à transformação digital.

Por isso, ao acompanhar os resultados de perto, é esperado que se identifique comportamentos negativos dos usuários, a fim de buscar a causa e implantar uma solução rapidamente para a questão.




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