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GPA vai listar ações do Assaí na bolsa para capturar múltiplos de atacarejo
Você acompanhou o movimento que sinaliza um momento aquecido no mercado brasileiro de capitais?
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou no dia 9 de setembro a intenção de fazer a cisão completa da sua rede Assaí, que opera no modelo conhecido como atacarejo, ou cash & carry (em inglês).
A pretensão é de emitir e negociar ações do Assaí na B3 – ou seja, na Bolsa de Valores. A listagem do Assaí na bolsa, no entanto, não será acompanhada de uma oferta de ações (IPO, na sigla em inglês).
Ao cindir o Assaí, o GPA vai torná-lo uma empresa independente, criando, dessa forma, a primeira empresa 100% de atacarejo listada na B3. (Fonte: Site Brazil Journal)
Com o movimento, será criado valor para os acionistas do GPA, pois o atacarejo – que está crescendo quase 30% este ano e representa 63% do EBITDA do GPA no Brasil – deve comandar múltiplo de aproximadamente 25x lucro. (Fonte: Site Brazil Journal)
Para se ter uma ideia, a expectativa é que os supermercados do GPA negociem cerca de 10x lucro.
A avaliação dos executivos do GPA é de que as duas operações separadas poderão gerar mais valor para os acionistas do que no formato atual.
Assim, cada operação poderá ficar mais concentrada em seu próprio negócio, com potencial de maior rentabilidade das duas operações.
A transação permitirá que cada negócio tenha acesso direto ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento.
Dessa forma, portanto, o propósito é liberar o potencial dos negócios de cash & carry e do varejo tradicional da companhia, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios.
Executivos do GPA dizem que a expectativa é que a operação seja concluída até o fim do primeiro trimestre de 2021, com ações negociadas na B3 e na Bolsa de Nova York. (Fonte: Revista Exame)
A PromoPrime quer aproveitar esse movimento do mercado para aprofundar detalhes da separação, bem como conhecer mais a respeito do atacarejo de forma mais ampla?
Atacarejo Assaí x varejo GPA
Atualmente, o Assaí tem 173 lojas em todo o Brasil, com faturamento de cerca de R$ 36 bilhões. A companhia deve encerrar este ano com 185 lojas. Até 2023, a expectativa é chegar a mais de 250 unidades no país.
Este ano, no Assaí, foram gerados este ano R$ 2,4 bilhões de EBITDA. Entre os players de atacarejo, a companhia tem um share de 28,5%.
Já o varejo alimentar, por outro lado, segue com performance baixa. Desde o início do ano, houve queda de 31% no GPA.
Vantagens da separação GPA e Assaí
Esse movimento de cisão abre oportunidades de M&As estratégicos para novos formatos de varejo do GPA, como hiper e supermercados, além de lojas de vizinhança.
O mercado valoriza a recorrência de vendas, portanto, o GPA poderia aproveitar essa possibilidade para garantir parcerias com algum player de ecommerce ou logística.
Até aqui, falamos bastante sobre o caso GPA/Assaí, então vamos explorar mais essa relação do varejo e do atacado?
Comecemos pelo básico:
O que é atacarejo
Como você já pode imaginar, o conceito é a junção das palavras atacado + varejo, um neologismo criado pelo mercado. O atacarejo também é conhecido como cash & carry (em inglês) e atacado de autosserviço.
Trata-se de um estabelecimento que vende produtos em pequenas e grandes quantidades. Portanto, é capaz de atender a dois tipos de consumidores:
- Pequenos comerciantes;
- Pessoas que buscam preços baixos.
Precisa integrar a venda de um produto ou serviço ao consumidor? Trade marketing é o caminho. Veja por que o trade marketing é necessário na gestão de vendas.
Como o atacarejo ganhou força no Brasil
O atacado de autosserviço não é novo: você deve lembrar que o “atacarejo” chegou ao Brasil em 1972, com a empresa holandesa Makro.
Logo, o atacarejo ganhou força quando os empresários, que, até então, vendiam somente para pequenos comerciantes, identificaram que havia também uma alta demanda de consumidores preocupados com o preço dos produtos.
Assim, foram abertas as portas do atacado para as vendas do varejo também – ou compras em quantidades menores.
Características do atacarejo
Na tentativa de ofertar produtos com preços melhores, o atacado de autosserviço demanda uma organização própria.
Esse modelo de loja tem algumas características específicas, como:
- Geralmente não possuem ar-condicionado, mas sim, ventiladores;
- Estrutura do salão é mais rústica – o piso, por exemplo, precisa suportar grandes volumes de mercadorias;
- Apresentam um quadro de funcionários reduzido;
- No lugar de gôndolas, normalmente são usadas porta paletes, pois facilita a estocagem, que fica dentro da própria loja, simplificando a movimentação das mercadorias empilhadas;
- Não são oferecidas sacolas plásticas, a fim de que os clientes empacotem suas compras (em alguns casos, podem disponibilizar caixas de papelão);
- As lojas ficam em locais mais afastados dos grandes centros urbanos;
- Preços diferenciados: no atacarejo, os valores dos produtos são fixados de acordo com o volume de compra por parte do consumidor;
- Compra em grandes lotes: prática comum no autosserviço, a compra em grandes lotes permite que se pague menos; no entanto, a variedade de mercadorias acaba sendo limitada, pois o número de fornecedores é bem reduzido;
- Estrutura ampla e enxuta: com prédios em formato de galpões, o atacarejo dispõe de um espaço amplo para circulação de clientes, funcionários e máquinas.
Atacarejo: o varejo é importante
O empresário deve ter bons conhecimentos tanto de varejo, quanto de atacado, para abrir um atacarejo.
Nesse processo, é fundamental avaliar minuciosamente cada parte que compõe esse modelo de negócio: a estrutura predial, administrativa e a de sistemas.
É recomendada ainda a visita a uma loja já em funcionamento. Um benchmarking bem feito é uma ferramenta importante para empreender quando não se conhece o mercado que se almeja alcançar.
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